Resenha: Fique Onde Está e Então Corra

19.11.14

Titulo: Fique Onde Está e Então Corra
Autora: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 224
Classificação: ✮✮✮✮✮ + ❤
ADICIONE NO SKOOB COMPRE

Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai. Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.
Foto: Blog cheirando livros
Alfie Summerfield completa cinco anos quando a Primeira Guerra Mundial inicia. Seu pai e o primeiro a se alistar para o combate, e é neste momento em que sua vida e a de todos ao seu redor muda. Sua melhor amiga e seu pai austro-húngaro é levado pelo governo, o melhor amigo de pai de Alfie é preso por se recusar a se alistar para a Guerra.

Logo Alfie vai parando de ir a escola (só frequentava a aula de historia, pois amava historia) e começa a engraxar sapatos na estação de trem por alguns trocados, que coloca na bolsa de sua mãe sem ela perceber. Alfie é um menino esperto e corajoso, mesmo sobrando pouco do que ganha, ele guarda alguns trocados para "emergências". Enquanto seu pai está na guerra, Alfie e sua mãe recebem algumas cartas e noticias do pai durante os primeiros quatro anos da Guerra, que vão chegando com menos frequência, ate pararem de chegar.

Alfie que não e bobo nem nada, faz de tudo para descobrir mais sobre o que aconteceu com seu pai, sua mãe as vezes inventa algo quando ele pergunta algo sobre o pai, ela sempre fala que ele está em uma “missão secreta”, mas ele não cai nessa. Alfie conhece varias pessoas enquanto engraxa seus sapatos, e uma dessa pessoas foi o que fez Alfie ir atrás de seu pai.

O livro não é focado na Guerra. Fala mais sobre seus "efeitos colaterais" sobre as pessoas, de como a guerra atinge adultos, crianças e idosos. Ler o livro do ponto de vista de Alfie foi bem diferente e legal. O livro é narrado em terceira pessoa, e bem curtinho e flui muito bem.

Fique Onde Está e Então Corra é um livro que me prendeu do começo ao fim. Eu tinha receio em começara leitura porque se tratava da Primeira Guerra Mundial, e eu não sou muito familiarizada com esse tipo de literatura, mas o autor me surpreendeu mais uma vez, e pelo que vejo não será a ultima vez que ele fará isso. Super recomendo a leitura!

Beijos da Brubs

Você pode gostar:

17 comentários

  1. OI, Bruna!
    Eu sou apaixona por O Menino do Pijama Listrado do mesmo autor, que também aborda guerra (mas a segunda) e também é narrado pelo ponto de vista de um menino de nove anos. Desde que vi a capa e o novo eu tenho muito interesse em ler o livro, o John tem um jeitinho muito especial de narrar pelo ponto de vista infantil e fiquei mega curiosa!

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li e amei o menino do pijama listrado!
      A capa,a sinopse tudo chama a atenção né?
      Espero que leia e ame muito!
      Beijos Bianca :*

      Excluir
  2. Oi Bruna , tudo bem?

    Adorei seu blog :) Eu também já li esse livro e amei o Alfie apesar de falar da Guerra a leitura é leve e realmente nos prende do começo ao fim com certeza foi um dos melhores livros que já li esse ano!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa.
      Obrigada mesmo :)
      Ele e muito bom mesmo!
      Beijos

      Excluir
  3. Amei as fotos, a resenha tudo. Estou visitando o blog pela primeira vez e gostei de tudo.
    Sucesso

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Joi,fico feliz em saber disso :x
      Abraços

      Excluir
  4. Carolina23.11.14

    Oie Bruna!
    Estou querendo ler algo do Gaiman a bastante tempo já, porque sempre leio e ouço falarem muito bem dele, que seus livros são ótimos. Sua resenha me deixou bem curioso e com bastante vontade ler O Oceano no fim do Caminho.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Cláudia Santana Schumacher23.11.14

    Eu ali apenas o menino do pijama listrado desse autor e amei. Eu tenho um pouco de receio de ler livros que retratam famílias na 1º e 2º GM por que me deixa muito mal, mas são 5 estrelas e esse eu lerei.

    ResponderExcluir
  6. Amo o trabalho do John Boyne .E um de meus autores favoritos. Notei que a maneira intensa que ele escreve continua nesse livro…Esse parece ser um livro que me fará ama-lo, chorar e refletir bastante devido a sua complexidade… Alem disso,gostei bastante de sua resenha, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vanessa23.11.14

    John... Me conquistou desde o primeiro livro que li dele.Me apaixonei completamente pela escrita dele.Já estava querendo ler "Fique Onde Está e Então Corra", e depois de sua resenha fiquei com mais vontade ainda.
    Gosto de suas resenhas,por que não são gigantes,e mesmo sendo curtas,me cativa e me faz querer ter e querer ler o livro em questão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu já estava com vontade de ler, depois dessa resenha essa vontade triplicou! Amo livros com essa temática de guerra, ainda mais sob a ótica de pessoas assim... "comuns"
    Até mais :*

    ResponderExcluir
  9. Não li nada do John Boyne, mas, lendo sua resenha, houve um equilíbrio na história: um tema forte como o de uma guerra e, por outro lado, contado por uma criança, com toda a sua inocência.

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro o Boyne. Acho que ele é um autor singular e muito sensível em suas tramas. O contexto da história é tenso e cruel, mas ver tudo acontecendo pelos olhos do jovem Alfie deve ser fantástico.
    Tenho certeza que vou chorar nesse livro, mas espero ter a chance de ler logo, logo.
    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Oi Bru,
    Sou apaixonada por O menino do pijama listrado e estou louca por esse novo livro do autor. Simplesmente amo livros que se passam em guerras e têm essa pitada de história, então acho que vou adorar!
    Beijos <3
    Laisa
    www.formuladafelicidade.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante esse livro , é de emocionar só de imaginar, sério! Mesmo que fosse só do livro, parece tão real, sabe?!
    Adooorei esse livro, de verdade!

    ResponderExcluir
  13. A capa e o marcador são bem fofinhos, parece aquele tipo de livro pra sentar e ler rapidinho pra distrair a cabeça. Gosto muito de livros que narram eventos históricos, vou procurar mais informações. Obrigada pela dica!

    Beijos
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

• Por favor, faça um comentário que se relacione com o tema da postagem;
• Estou aberta a críticas, sugestões e elogios. Porém, bom senso é sempre válido;
Obrigada pela visita,volte sempre :)