Resenha: O pote Mágico

8.1.16





Titulo: O pote Mágico

Autora: Márcia Pitta
Editora:Novo século

Páginas: 136

Classificação:

ADICIONE NO SKOOB   COMPRE


Que pote é este? Qual é a força de Cora? Qual é a magia? Desde o primeiro capítulo, você perceberá que a força de vontade e o respeito pela opinião do outro servem de transporte para conscientização, discussões e, finalmente, descobrir o que há no Pote Mágico. Ele o conduzirá a experiências, práticas e pesquisas por intermédio de Marilu e seus amigos. Você compreenderá que diante dos desafios no aprendizado e no dia a dia é possível viver de bem com a vida. No universo de O Pote Mágico, ninguém lhe ensina nada e você acaba por aprender tudo!




Pensem num livro bonitinho. Bonitinho, acho que é uma das melhores definições para esse livro. Bastante inspirador e que no fim das páginas te faz pensar que talvez não seja tão difícil mudar o mundo, e não é! Basta o amiguinho, você e eu querer. E nós queremos não é mesmo, pessoal?

Marilu é uma criança bastante espirituosa e encorajadora, ainda pequena mas já determinada decidiu que ia fazer alguma coisa para resolver uma questão: conscientizar as pessoas sobre os perigos de se soltar balões.
Bolando planos com seus amigos, ela consegue contagiar cada vez mais pessoas com seus propósitos. Conforme colaboradores apareciam o projeto ia tomando forma e espaço e aos poucos passou a abranger toda uma conscientização ecológica da população.
 


Bastante instrutivo, o livro nos leva à uma viagem pelo conhecimento. A cada frase um tema era abordado, interligando as falas e interações dos personagens com a divulgação do conhecimento, a autora realmente criou um livro explicativo e estimulante.

Em alguns momentos os excessos de explicações acabavam deixando a leitura um pouco maçante, mas acredito que a intenção da autora é válida e deve ser levada ao pé da letra.
Um ótimo livro para ser divulgado em escolas, entre adolescentes e pré-adolescentes, que com certeza terão um aprendizado imenso com esse livro. Mas não só isso, todas as idades deveriam ler e retirar o que de melhor o livro pode oferecer. Aqui entre a gente, estou pensando seriamente em quando for professora, trabalhar esse livro com meus aluninhos. 




Passei o livro todo querendo saber mais sobre o pote mágico que dá nome ao livro e estampa a capa. Se você também for ler procurando por isso ficará frustrado. Porém acredito que a intenção da autora talvez tenha sido justamente essa, nos intrigar e nos levar a pensar.
Mas não deixem de ler. É uma leitura rápida e que realmente vale a pena, recomendo à todos!

Você pode gostar:

21 comentários

  1. Oi Laís, fiquei curiosa para saber mais sobre a história do livro e pretendo ler em breve, vai que encontro elementos para trabalhar com minhas crianças na sala de aula, iria ser maravilhoso. Adorei a indicação

    ResponderExcluir

  2. Olha tenho que confessar que apesar de não ser para mim esse livro eu achei hiper fofo, principalmente para os meus sobrinhos. Tenho certeza que esse sim seria um livro que presentearia eles, porque me parece ser uma estória encantadora e gostaria de poder ler pra eles sabia? Adorei sério. Nossa, estou encantada até por essa capa. É simples, mas mesmo assim é sutil. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-lexus-o-despertar-da-escuridao.html

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha foi perfeita! Rica em detalhes com um livro fofinho deste e ainda com uma dica maravilhosa de indicação parar escolas apresentarem ao seus alunos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oie! Que livro mais fofinho! E ainda relata um dos assuntos mais importantes atualmente. Quando vi a capa e o título realmente achei que fosse apenas infantil, mas acho que se deve aproveitar as dicas que o livro oferece. Adorei a sua resenha e os fatos que colocou nela. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  5. Ai gente, que fofura!!!!
    Eu gosto muito de livros assim, sabe? acho super importante incentivar a leitura e livros como esse ajudam desde cedo. Acho que eu também ficaria curiosa se o lesse kkk capa linda, história linda! beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a premissa do livro e a arte gráfica está uma graça mesmo. Anotei a dica, primeiro para o meu filho, mas confesso que vou ler também porque uma boa história não tem idade, não é mesmo. Sua resenha me deixou empolgada em conferir o mais rápido possivel!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Ai que lindo, um livro para público infantil e jovem! Deve ser muito fofo! Mesmo com as partes de muita explicação, vou indicar para algumas crianças que conheço, assim incentivo-os a leitura. Parabéns pela resenha e pela indicação,foi de grande valia \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa bem simplista assim como o assunto proposto, e essa simplicidade me chamou a atenção. Gostei muito da sua resenha, você foi bem direta e falou exatamente o necessário para instigar a minha curiosidade ...

    Booksimaginary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Apesar de serem livros bem rapidinhos e fáceis de se ler, não curto muito ler livro mais infantis.
    Mas, é uma boa dica para quem gosta desse tipo de leitura, e quem tem crianças em casa (filhos, sobrinhos ou até mesmo conhecidos), como não é o meu caso deixarei a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas acho que li algo sobre o título antes. Agora eu não vou conseguir lembrar *-* Parece mesmo ser bonitinho ♥ Não fiquei muito curiosa e interessada em ler, mesmo que ele traga experiências e coisas novas ao leitor, aprendizado e conhecimento.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/divulgacoes-da-semana.html

    ResponderExcluir
  11. Engraçado que quando eu via apresentação da resenha, com o nome do livro e a capa, pensei em um livro infantil. Foi uma boa surpresa ver que é destinado a uma faixa etária mais adiantada e que ainda traz consciência ecológica (todo biólogo adora...)!
    Adorei as ilustrações e acredito que as explicações da autora tenham a ver com a ecologia em si, por isso ficaram ligeiramente longas.
    Sua resenha foi muito bem trabalhada! XD
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Eu não conhecia o livro ainda e adoro esse gênero.
    Gosto quando as obras tenta nos ensinar ou abrir nossos olhos sabe?
    Acho que deveria doar pra uma galera sem noção que fica soltando balões.não consigo ver graça. Mas fiquei chateada pela falta de explicação do tal potinho.

    A resenha e as fotos estão lindas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oiê
    Nossa, eu não sabia da existência do livor, e olha que eu sou bem antenado nesse selo da Novo Seculo, rsrsr! Parece mesmo ser uma leitura bem legal, e você tem razão, é fácil mudar o mundo, é só nós querermos! Essa capa ficou muito fofa, e realmente deve ser uma leitura bem rápida!
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Pena que teve um momento que a história se tornou um pouco maçante, pois um livro com um quê didático para criança é leve, mas é uma obra perfeita para crianças, pois a Marilu tem ideias que podem ser inspiradoras para os pimpolhos (eu me inspirava muito quando lia cartilhas quando criança), fora que a capa está bem fofa!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que livro interessante! Sou professora e logo no comecinho da sua resenha já veio várias ideias para trabalha-lo em sala de aula. Falta na educação livros assim. Adorei a dica!
    Beijos

    Viajando entre Citações

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Antes do seu parágrafo final eu estava me perguntando "ué, e a fantasia? E o tal pote mágico?" Mesmo se a autora fez com o intuito de conscientizar, ainda estranho livros com títulos e imagens na capa que não têm relação com a obra, mas enfim, cada um sabe como é melhor né.
    Sobre a obra em si, ela não me atraiu e acho que nem sou muito o público alvo dela, não? Mas como é uma leitura instrutiva, crianças poderão gostar, com certeza.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  17. Oi Lais, sua linda, tudo bem
    Acredito que devemos conscientizar as pessoas e que se cada um fizer a sua parte, o impossível se tornará possível. O problema é que as pessoas na maioria das vezes não querem se responsabilizar. Gostei muito da autora ter voltado suas mensagens par ao público mais jovem, precisamos criar uma base forte, para que os próximos adultos façam diferente. Ótima dica para as escolas mesmo, concordo com você. Gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ola Lais lindona adorei essa capa singela e fofa, pena que houve muitas explicações o que me irrita um pouco e não faz a leitura fluir, e menina como assim fica sem saber do pote mágico kkkkk. Dica anotada para ler com minha princesa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa! O livro parece ser encantador mesmo e deve trazer uma ótima lição a todas as idades sem exceção, certo? Já amei o livro e assim como você estou pensando seriamente em usa-lo em sala de aula com meus alunos. :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Que livro interessante.
    Acho que leituras assim são indicadas para todos os públicos, afinal transmitem valores preciosos.
    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro mas achei a capa simples e encantadora, sem contar com essa influência super válida de conscientização. Com certeza esse parece ser um ótimo livro para se trabalhar em sala de aula e dessa forma instruir nossos jovens desde cedo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

• Por favor, faça um comentário que se relacione com o tema da postagem;
• Estou aberta a críticas, sugestões e elogios. Porém, bom senso é sempre válido;
Obrigada pela visita,volte sempre :)